Abdominoplastia: o que é e como é feita?

Abdominoplastia: o que é e como é feita?

A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de retirar o excesso de pele do abdômen e amarrar a musculatura, o “músculo afastado (diástase), com objetivo de deixar a barriga mais firme e reta, diminuir a flacidez e retirar estrias posicionadas abaixo do umbigo. O procedimento, geralmente é associado a lipoescultura, já que proporciona um melhor contorno corporal.

Essa cirurgia pode ser feita tanto em mulheres quanto em homens e é principalmente indicada para quem perdeu muito peso ou para mulheres que, após a gravidez, ficaram como a região da barriga muito flácida.

Com o intuito de dar um aspecto mais natural para a abdominoplastia, é comum o uso de lipoenxertia no músculo retoabdominal (raft). É injetada gordura no músculo respeitando sua anatomia, o que proporciona uma melhor visibilidade da musculatura abdominal para a abdominoplastia, para que a barriga não fique reta.

Como é o preparo?

Antes da realização da abdominoplastia, é importante que a pessoa passe por avaliação pré-operatória para que seja verificado se existe algum risco de complicações. Por isso, o médico cirurgião normalmente indica exames de sangue, avaliação física e dos fatores de risco, como tabagismo, obesidade e idade avançada, por exemplo.

Caso o médico verifique que não há riscos, procede à marcação e realização da cirurgia, sendo importante que a pessoa não beba, fume ou tome medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como aspirina ou anti-inflamatórios, antes do procedimento.

Como é a recuperação?

Para que o paciente retome suas atividades cotidianas leva-se de 3 a 4 semanas e o resultado final do procedimento é possível visualizar próximo dos 6 meses de pós-operatório. Alguns cuidados são necessários para a recuperação, principalmente com a postura, sendo fundamental não fazer esforços durante esse período e usar uma faixa abdominal. É comum utilizarmos dreno no pós-operatório de cirurgia de abdominoplastia e, também, indicamos que o paciente use malhas compressivas durante 2 ou 3 meses.

Como é a gravidez de quem fez abdominoplastia?

A recomendação é que a abdominoplastia não seja realizada por mulheres que ainda desejam engravidar, pois nesse procedimento os músculos da região abdominal são costurados e quando acontece a gravidez, podem ser rompidos. Por isso, caso a mulher deseje fazer a abdominoplastia e também engravidar, é recomendada que seja feita a mini abdominoplastia, em que pequenas quantidades de gordura são retiradas.

A recomendação é que após a abdominoplastia a paciente não engravide devido a distensão muscular causada pela gestação que pode causar a flacidez de um músculo que já foi tratado previamente, no entanto, se acontecer não causa nenhum prejuízo para o desenvolvimento do feto e nenhum risco para a mãe devido ao procedimento.

Nesses casos, indicamos que a paciente intensifique a hidratação  e o controle de ganho de peso na gestação pelo maior risco de estrias aparecerem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *