No verão, muitas pessoas se esforçam para apresentar a boa forma pelas praias, procurando uma estrutura física que lhe agrade. Além da dedicação ao exercício físico e de uma dieta balanceada, as cirurgias plásticas podem aumentar sua autoestima e ser uma via mais rápida entre você e a sua melhor forma.
Lipoaspiração, lipoenxertia/lipoescultura e lipo HD são três tipos de procedimentos utilizados para moldar o corpo. Por isso, hoje, nós vamos contar para você tudo sobre esses procedimentos cirúrgicos e suas principais diferenças.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico bastante conhecido. Através dele, o paciente retira a gordura de locais em que haja em excesso, como na barriga, nas coxas, nas costas, entre outras partes. A lipoaspiração auxilia no alcance de um contorno corporal mais harmônico, eliminando camadas indesejáveis de gordura.
Para a realização do procedimento, o cirurgião plástico determina na pele do paciente de quais regiões será retirada a gordura. Logo depois, ele faz uma microincisão na pele e realiza a retirada da gordura indesejada com o auxílio de um dispositivo de sucção, seja um lipoaspirador tradicional, vibrolipo ou lipolaser. Toda lipoaspiração deve ser realizada com o uso de anestesia — o médico avaliará a melhor para o caso.
A duração pode variar de minutos até algumas horas, dependendo da quantidade de gordura retirada. A lipoaspiração dificilmente deixa cicatrizes visíveis, porque o calibre das cânulas de lipoaspiração utilizadas é bem pequeno. Além disso, as incisões são propositalmente feitas em locais difíceis de ver, deixando o abdômen mais homogêneo e liso.
Como é a recuperação?
Por se tratar de uma cirurgia, o pós-operatório da lipoaspiração apresenta alguns sintomas muito comuns. Leve desconforto, hematomas e inchaço nas áreas lipoaspiradas são bastante recorrentes. No entanto, seguindo todas as recomendações médicas, os sintomas desaparecem em pouco tempo. Em geral, dentro de 15 dias a rotina da paciente se estabiliza, devendo-se, no entanto, tomar alguns cuidados em relação a repouso e esforços físicos.
O uso da cinta compressiva também é um aliado no pós-operatório da lipoaspiração. Indicada pelo médico, ela ajuda na recuperação, comprimindo a área da realização da cirurgia. A cinta auxilia na reabsorção dos líquidos que causam o inchaço. A orientação do médico é fundamental para a escolha da cinta compressora.
Lipoenxertia ou lipoescultura?
Por sua vez, a lipoenxertia é um procedimento de cirurgia plástica que é feito para harmonizar partes do corpo que causam insatisfação, preenchendo alguma depressão ou ressaltando partes do corpo que julgamos mais belas. O processo é simples e consiste em, após retirar a gordura localizada através da lipoaspiração, tratá-la e aplicá-la em outra parte do corpo.
Em geral, os locais dos quais se retiram gordura via lipoaspiração são a barriga, as costas e as coxas, enquanto as regiões em que, normalmente, é aplicada são nos glúteos, nos seios e em algumas partes do rosto.
Após a retirada da gordura, é feito seu tratamento. Ela é tratada e purificada para retirada de restos celulares, sangue e outros microorganismo. Depois de ser feito esse processo, o cirurgião recoloca a gordura nas partes desejadas, a fim de alinhar, harmonizar ou aumentar o volume das regiões.
A lipoenxertia/lipoescultura é realizada por um cirurgião plástico. O procedimento é bem rápido e é um complemento da lipoaspiração. Normalmente, a paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia, mas o tempo pode ser estendido conforme indicação do seu cirurgião.
Como é a recuperação?
Nos primeiros 3 dias, é comum um leve desconforto no local da realização cirúrgica, com o surgimento de hematomas ou inchaço localizado. Para esses primeiros dias, o médico poderá receitar o uso de analgésicos. Esses sintomas, em geral, atenuam-se dentro de 2 semanas. No primeiro mês, a recomendação é de repouso e não é aconselhável a realização de esforços físicos durante o período.
Lipoaspiração HD
A lipoaspiração HD (High Definition, ou alta definição) é uma técnica mais refinada de retirada de gordura, que leva a uma melhor definição dos contornos do corpo. Funciona muito bem para quem busca definir a musculatura em áreas que carecem de maior definição muscular, como abdômen, coxas, lombar, costas, peitoral, braços e flancos, porém encontra dificuldade.
Diferentemente da lipoaspiração tradicional ou lipoenxertia, o procedimento procura evidenciar e definir ainda mais a musculatura, portanto é direcionada a pacientes com pouca gordura corporal.
Como é a recuperação?
Após a realização da lipo HD, é recomendado que a paciente faça repouso nos três primeiros dias após o procedimento, momento em que acontecem os maiores desconfortos. Depois, é possível começar as sessões de drenagem linfática, com o objetivo de reduzir o inchaço e diminuir a presença de líquidos no organismo. Também é recomendado o uso da cinta modeladora por 30 dias.
Tanto para a realização da lipoaspiração, quanto da lipoenxertia e da lipoaspiração HD são analisados os casos em suas particularidades. Para sanar mais dúvidas, agende uma consulta conosco.